ICOCEP, 1º Congresso Internacional sobre Pintura Europeia Contemporânea, é organizado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e pelo i2ADS, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. O seu objectivo é promover o debate e o desenvolvimento de projetos de pesquisa entre professores, artistas, estudantes de pós-graduação e investigadores de diferentes locais e instituições.
Este livro de resumos, seleccionados através do sistema de double blind review, introduz o espaço de debate do que, esperamos se torne um evento anual de discussão dos temas do Congresso
pág. 15
pág. 17
pág. 19
Finding own way: teaching painting as developing artistic personalities
pág. 21
pág. 23
pág. 27
pág. 29
El taller: a mesa de traballo do artista dende o visionado do film "Grey gardens", como mediadora entre los usuarios de centros del tercer sector y los espacios de exhibición contemporánea
pág. 31
Modernidad-Postmodernidad: nueva abstracción
pág. 33
pág. 35
Nuevas formas de pintar: Marlon de azambuja y la transformación plástica del espacio urbano
pág. 37
pág. 39
Hilma af Klint: presencia y ausencia en el último arte
pág. 41
Arte e ciência: a representação do corpo humano desde a Antiguidade até à arte contemporânea
pág. 43
Pintar o feminino: reflexões sobre os desafios da representação da mulher por artistas mulheres
pág. 45
pág. 47
pág. 49
págs. 51-52
Book arts: the emergence of new forms of reading craft borne from multidisciplinary mediation
pág. 53
pág. 55
Cartografias de Sofia Pidwell: a malha intrincada entre o intencional e o imponderável
pág. 57
Pintura autorreferencial: do conceito de «abstração» às implicações da «grid»
pág. 59
La composición en la pintura del natural contemporánea: de Giorgio Morandi a Euan Uglow
pág. 61
pág. 63
How to succeed as an artist: entre a prática e a difusão artística
pág. 65
Pensar o ensino da pintura: projeto artístico e identidade
pág. 67
pág. 69
Al otro lado de la ventana: pintura, referencias culturales y vivencias plásticas en la obra de Gerardo Delgado
págs. 71-72
Pinturas e objetos transparentes: um jogo entre possibilidades, reflexos e preconceitos
pág. 73
pág. 75
pág. 77
pág. 79
Sem paredes: pedras que fotografam
pág. 81
A arte em destaque na literatura de viagens (1860-1910) por parte de críticos, diplomatas, escritores, jornalistas, políticos e meros viajantes portugueses: Uma reflexão sobre o papel da imprensa de então, O ponto da situação em relação à mudança de mentalidades e mercados, salientando a falta de publicações de arte e crítica
págs. 83-84
pág. 85
pág. 87
pág. 89
Legitimação da arte hoje: novos circuitos, novas retóricas
pág. 91
Quando os professores são autores: notas sobre o movimento a/r/t/ograpphy
pág. 93
Cruzar las líneas: entre gesto, color, imagen y sonido
pág. 95
La pintura no es (solo) imagen: consideraciones, problemas y cuestiones sobre la enseñanza de la pintura en la actualidad
pág. 97
pág. 99
O artista que teoriza: do confronto ao desconforto
pág. 101
Flexionar y estirar: el escenario de la pintura
pág. 103
Lo pictórico y los nuevos medios: transformaciones en cuanto a la pintura el soporte y el contexto
pág. 105
pág. 107
pág. 109
pág. 111
pág. 113
pág. 115
Arte de naturaleza (wildlife art) en España: situación actual
pág. 117
Mujer sentada en una cama: Dan Mathews y la narración breve en la pintura contemporánea
pág. 119
Sim, nós temos super-heróis!: a pintura de Nuno Raminhos
pág. 121
Mário Cesariny Rossi: Ut pictura poesis (elementos para o estudo do Cesariny tardio)
pág. 123
pág. 125
pág. 127
pág. 129
pág. 131
pág. 133
pág. 135
Noli me tangere: exégesis contemporánea de un autorretrato
pág. 137
A escuta do ser na arte contemporânea: abeirar o absolto
pág. 139
pág. 141
El feedback pinturasoftware: la influencia estética de la imagen digital en pintura
pág. 143
pág. 145
pág. 147
pág. 149
Cultura do medo: o uncanny como zeitgeist na pintura contemporânea
pág. 151
págs. 153-154
Práticas contemporâneas nos significados da escultura, da paisagem e da natureza: a subliminar imanência da pintura
pág. 155
Painting practice in lab: body knowledge and colour thoughts
pág. 157
pág. 159
pág. 161
A pintura em diálogo: especificidades e transversalidades no ensino da pintura
pág. 163
pág. 165
pág. 167
© 2001-2024 Fundación Dialnet · Todos los derechos reservados