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“Contra o terrível mal do analfabetismo”: Escopo e raio de ação do jornal “A Escola” (1918-1920)

    1. [1] Universidade Federal do Piauí

      Universidade Federal do Piauí

      Brasil

    2. [2] Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Localización: História da Educação, ISSN-e 2236-3459, Vol. 23, Nº. 58, 2019
  • Idioma: portugués
  • Títulos paralelos:
    • “Against the terrible evil of illiteracy”: Objective and scope of the newspaper "A Escola" (1918-1920)
    • "Contre le mal de terrible de l'alphabétistion": Portée et rayon de action du journal "A Escola" (1918-1920)
    • "Contra el terrible mal del analfabetismo: Alcance y rayo de acción del periódico "A Escola" (1918-1920)
  • Enlaces
  • Resumen
    • español

      La Nueva Historia Cultural inaugura aspectos investigativos de varias áreas del conocimiento a partir de fuentes ligadas a la prensa. En la Historia de la Educación, pasaron a ser analizados los periódicos, boletines, revistas, cartillas, entre otros materiales considerados de orden pedagógico. De este modo, el presente artículo, apoyándose en la vertiente teórica citada y teniendo como fuente principal el primer periódico escolar de la ciudad de Codó, estado de Maranhão, analiza los mensajes que tienen como foco el combate al analfabetismo y la valorización de la educación escolar publicadas en el periódico "A Escola" en el período de 1918 a 1920. Aún, discute la prensa como instrumento estratégico educativo y presenta el origen, materialidad e instancia educativa del periódico en cuestión.

    • English

      The New Cultural History inaugurates investigative aspects of various areas of knowledge from sources linked to the press. In the History of Education, newspapers, newsletters, magazines, booklets, and other materials considered of a pedagogical nature began to be analyzed. Based on the aforementioned theoretical framework and the main source of the first school newspaper in the city of Codó, in the state of Maranhão, this article analyzes the messages that focus on the fight against illiteracy and the valorization of published school education in the newspaper "A Escola" from 1918 to 1920. He also discusses the press as a strategic educational tool and presents the origin, materiality and educational instance of the periodical in question.

    • français

      La Nouvelle Histoire Culturelle inaugure des aspects d'investigation de divers domaines de la connaissance à partir de sources liées à la presse. Dans l’histoire de l’éducation, les journaux, les bulletins d’information, les magazines, les brochures et d’autres matériels considérés comme pédagogiques ont commencé à être analysés. Basé sur le cadre théorique susmentionné et source principale du premier journal scolaire de la ville de Codó, dans l'État de Maranhão, cet article analyse les messages axés sur la lutte contre l'analphabétisme et la valorisation de l'enseignement scolaire publié dans le journal "The School" de 1918 à 1920. Il aborde également a presse comme outil pédagogique stratégique etprésente l'origine, la matérialité et l'instance pédagogique du périodique en question.

    • português

      A Nova História Cultural inaugura aspectos investigativos de várias áreas do conhecimento a partir de fontes ligadas à imprensa. Na História da Educação, passaram a ser analisados os jornais, boletins, revistas, cartilhas, entre outros materiais considerados de ordem pedagógica. Deste modo, o presente artigo, apoiando-se na vertente teórica citada e tendo como fonte principal o primeiro jornal escolar da cidade de Codó, estado do Maranhão, analisa as mensagens que têm como foco o combate ao analfabetismo e a valorização da instrução escolar, publicadas no jornal “A Escola” no período de 1918 a 1920. Ainda, discute a imprensa como instrumento estratégico educacional e apresenta a origem, materialidade e instância educativa do periódico em questão.


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