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Metáforas e comparações que ensinam a ensinar: a razão e a identidade da Pedagogia nos manuais para professores (1873-1909)

    1. [1] Universidade de São Paulo

      Universidade de São Paulo

      Brasil

  • Localización: História da Educação, ISSN-e 2236-3459, Vol. 23, Nº. 58, 2019
  • Idioma: portugués
  • Títulos paralelos:
    • Métaphores et comparaisons qui enseignent à enseigner: La raison et l'Identité de la pédagogie dans les manuels d'Enseignant (1873-1909)
    • Metaphors and comparisons that teach to teach: The reason and the identity of pedagogy in teachers’ guides (1873-1909)
    • Metáforas y comparaciones que enseñan a enseñar: La razón y la identidad de la pedagogía en los manuales para profesores (1873-1909)
  • Enlaces
  • Resumen
    • español

      ¿Los manuales escolares son más parecidos a los libros o a los recetarios? A partir de ese cuestionamiento, este artículo analiza cinco títulos publicados entre 1873 y 1909. Se trata del Compêndio de pedagogia (Pontes, 1873); de la Pedagogia e metodologiade C. Passalacqua (1887); de las Lições de pedagogiade pedagogía, de V.Magalhães (1900); del Compêndio de pedagogiade D. Vellozo (1907) y del Tratado de metodologiade F. Carvalho (1909). Queremosconocer cómo son construidaslas referencias a la pedagogía, su razón e identidad. En esos textos, ella aparece ora como ciencia, ora como arte. Al analizar las metáforas usadas para orientar a los profesores, es posible identificar las imágenes a partir de las cuales los saberes pedagógicos son definidos y presentados como objetos de lectura para el magisterio.

    • English

      Would pedagogical manuals be closer to a book or a recipe? Taking this question as a starting point, this article analyzes five titles published between 1873 and 1909 -Compêndio de pedagogiaby Antônio Marciano da Silva Pontes (1873) Pedagogia e metodologiaby Camillo Passalacqua(1887), Lições de pedagogiaby Valentim Magalhães (1900), Compêndio de pedagogia by Dario Vellozo (1907), and Tratado de metodologiaby Felisberto de Carvalho (1909). By exploring the references to pedagogy in those texts, their reasons and identities, we observe that it is sometimes referred to as science, and sometimes as art. Moreover, through the analysis of the metaphors used in the teachers’ guides, it is possible to identify the images from which pedagogical knowledges are defined and presented as reading material for the teaching practice.

    • français

      Les manuels pour enseignants seraient-ils plus proches d' un livre ou d'un mode emploi? À partir de cette question, cet article analyse cinq titres publiés entre 1873 et 1909. Il s’agit de: Compendium de pédagogie (Pontes, 1873); Pédagogie et méthodologie de C. Passalacqua (1887); Leçons de pédagogie de V. Magalhães (1900); Compendium de pédagogie de D. Vellozo (1907) et Traité méthodologique de F. de Carvalho (1909). Nous essaierons de comprendre comment y sont faites les références à la pédagogie, leur raison d'être et leur identité. Dans ces textes, elle apparaît soit comme science,soit comme art. En analysant les métaphores y utilisées pour guider les enseignants dans leur quotidien de travail, il est possible d'identifier les images à partir desquelles les connaissances pédagogiques sont définies et présentées comme des objets de lecture pour le métier d'enseignant.

    • português

      Estariam os manuais para professores mais próximos de um livro ou de um receituário? Partindo dessa pergunta, este artigo analisa cinco títulos publicados entre 1873 e 1909. Trata-se do Compêndio de pedagogia (Pontes, 1873); da Pedagogia e metodologia de C. Passalacqua (1887); dasLições de pedagogia, de V. Magalhães (1900); do Compêndio de pedagogia de D. Vellozo (1907) e do Tratado de metodologia de F. Carvalho (1909). Procuremos conhecer como são feitas as referências à pedagogia, sua razão e identidade. Nesses textos, ela aparece ora como ciência, ora como arte. Analisando as metáforas usadas para orientar os professores, é possível identificar imagens a partir das quais os saberes pedagógicos são definidos e apresentados como objetos de leitura para o magistério.


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