Ayuda
Ir al contenido

Dialnet


Resumen de A experiência vivida na coordenação pedagógica como parte da memória e da história não contada pela ditadura militar na Bahia de 1964 a 1985

Ronaldo Figueiredo Venas

  • español

    Este artículo aborda las vivencias y memorias de tres coordinadores pedagógicos en el Estado de Bahía durante el período de la dictadura cívico militar. El objetivo es comprender los aspectos históricos que constituyeron la función de coordinación pedagógica en la década de 1970, analizando los marcos legales, organizados en Leyes, Decretos y Resoluciones que fundamentan la función de coordinación pedagógica. Para ello, haremos uso metodológicode la historia oral, a través de entrevistas realizadas a coordinadores pedagógicos, para comprender el período comprendido entre 1964 y 1985.

  • English

    This article deals with the experiences and memories of three pedagogical coordinators in the State of Bahia during the period of the civil military dictatorship. The objective is to understand the historical aspects that constituted the function of pedagogical coordination in the 1970s, analyzing the legal frameworks, organized in Laws, Decrees and Resolutions that substantiate the function of pedagogical coordination. To do this, we will make methodological use of oral history, through interviews carriedout with pedagogical coordinators, to understand the period between 1964 and 1985.

  • français

    Cet article traite des expériences et des souvenirs de trois coordinateurs pédagogiques de l'État de Bahia pendant la période de la dictature civilo-militaire. L'objectif est de comprendre les aspects historiques qui ont constitué la fonction de coordination pédagogique dans les années 1970, en analysant les cadres juridiques, organisés en lois, décrets et résolutions qui justifient la fonction de coordination pédagogique. Pour ce faire, nous ferons un usage méthodologique de l'histoire orale, à travers desentretiens réalisés avec des coordinateurs pédagogiques, pour comprendre la période entre 1964 et 1985.

  • português

    Este artigo trata sobre o período que corresponde ao intervalo de tempo iniciado em 1964 e que se estende até 1985. Procuramos destacar, como era o cotidiano da coordenação pedagógica em meio à transição do período de redemocratização para o regime de exceção. Objetiva-se compreender os aspectos históricos que constituíram a função da coordenação pedagógica na década de 1970, analisando os marcos legais, organizados em Leis, Decretos e Resoluções que consubstanciam a função da coordenação pedagógica. Para isso, faremos uso da história oral, que contribuirá para o entendimento do período compreendido entre os anos de 1964 e 1985, resultado das entrevistas realizadas com as coordenadoras pedagógicas.


Fundación Dialnet

Dialnet Plus

  • Más información sobre Dialnet Plus