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Resumen de Gênero e raça: um estudo sobre autoeficácia em física de alunos universitários

Iasmin Ramos, Andrey Camurça da Silva, Glauco Cohen Pantoja

  • español

    Las creencias de autoeficacia que vienen siendo investigadas recientemente en la enseñanza de física se muestran relevantes para el estudio de la autoevaluación de los individuos sobre el desempeño percibido en tareas específicas. Realizamos un estudio exploratorio con 170 estudiantes de la Universidade Federal do Oeste do Pará para responder a la siguiente pregunta: “¿Cómo varía la autoeficacia, en física, de estudiantes de la Universidade Federal do Oeste do Pará en las dimensiones identidad de género y raza/color?”. Los resultados de la aplicación del cuestionario Sources of SelfEfficacy in Science Courses, traducido al portugués y revalidado con α = 0,94, indican diferencias de medias moderadas en la autoeficacia física a favor de los hombres, con tales variaciones asociadas principalmente con la fuente de la experiencia vicaria.

  • português

    As crenças de autoeficácia vêm sendo recentemente investigadas na pesquisa em ensino de física e mostram-se relevantes para estudo da autoavaliação de indivíduos sobre o desempenho percebido em tarefas específicas. Realizamos um estudo exploratório com 170 estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará para responder ao seguinte questionamento: “como varia a autoeficácia, em física, de alunos da Universidade Federal do Oeste do Pará nas dimensões identidade de gênero e raça/cor?”. Os resultados da aplicação do questionário Sources of Self-Efficacy in Science Courses, traduzido para português e revalidado com α = 0,94, indicam diferenças de média moderadas na autoeficácia em física a favor dos homens, com tais variações associadas principalmente à fonte de experiência vicária.

  • English

    Self-efficacy beliefs have recently been investigated in studies of physics teaching, and are relevant for studying the self-evaluation of individuals on perceived performance in specific tasks. We conducted an exploratory study with 170 students from the Universidade Federal do Oeste do Pará, in which they were asked to respond to the following question: “How does self-efficacy, in physics, of students from the Universidade Federal do Oeste do Pará vary in the dimensions of gender identity and race/color?”. Results of applying theSources of Self-Efficacy in Science Courses questionnaire, translated by us into Portuguese and revalidated with α = 0.94, indicate moderate mean differences in self-efficacy in physics, in favor of men, with these variations associated mainly with the source of vicarious experience.

  • français

    Les croyances d’auto-efficacité ont commencé à être étudiées récemment dans le cadre de la recherche sur l’enseignement de la physique et se sont avérées pertinentes pour mesurer l’auto-évaluation d’individus à partir de la perception de leur performance dans l’exécution de tâches spécifiques. Nous avons mené une étude exploratoire auprès de 170 étudiants de l’Universidade Federal do Oeste do Pará pour répondre à la question suivante: “comment l’auto-efficacité des étudiants en physique de l’Universidade Federal do Oeste do Pará varie-t-elle selon les dimensions d’identité de genre, de race et de couleur?”. Les résultats issus du questionnaire Sources of Self-Efficacy in Science Courses, traduit en portugais, indiquent, avec une consistance interne de α = 0,94, des différences de moyenne d’auto-efficacité en physique modérées en faveur des hommes. Ces variations sont principalement associées à une source d’expérience vicaire.


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