Ayuda
Ir al contenido

Dialnet


Resumen de Alfabetização e letramento: Ações pedagógicas nos primeiros anos do Ensino Fundamental

Jeane Costa Malheiros, Maria Orminda Miranda de Souza, Aldalea Balieiro Santiago

  • español

    Alfabetizar letrando significa desenvolver práticas de ensino para que o aluno possa aprender a ler e escrever a partir da convivência com práticas de leitura e de escrita, utilizando livros, jornais, revistas, entre outros suportes no contexto da sala de aula, transformando esse espaço em um ambiente alfabetizador.

    Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo geral relacionar o processo de alfabetização e letramento com ações pedagógicas possíveis de serem realizadas nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Como objetivos específicos temos:

    descrever o processo de aquisição da escrita de acordo com a teoria da psicogênese da escrita desenvolvidas pelas pesquisadoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky; compreender a finalidade e importância da realização do diagnóstico da alfabetização; refletir sobre alfabetização e letramento como processos cognitivos e linguísticos distintos, porém interdependentes; conhecer ações pedagógicas e processos de alfabetização e letramento. Para tanto, utilizou-se como metodologia uma pesquisa bibliográfica com base em materiais publicados, tais como: livros; revistas; artigos científicos, Referencial Curricular Amapaense (RCA), dentre outras fontes pertinentes a temática em questão. Os resultados desta pesquisa foram fundamentados teoricamente por Barbosa(1991), Chartier (1996), Emília Ferreiro (1999), RCA (2019), Ribeiro (2006), Soares (2021), Teberosky (2003), entre outros, que evidenciaram que a prática pedagógica significativa no processo de alfabetizar letrando é uma prática comprometida, reflexiva e mediadora do conhecimento, embora, complexa e cheia de desafios, sendo indispensável compreender a alfabetização como processo multifacetado e indissociável de práticas de letramento.

    Palavras-chave: diagnóstico, alfabetização, letramento, leitura, escrita, ambiente alfabetizador

  • español

    Alfabetizar por alfabetizar significa desarrollar prácticas docentes para que el estudiante aprenda a leer y escribir a partir de la convivencia con las prácticas lectoescritoras, utilizando libros, diarios, revistas, entre otros soportes en el contexto del aula, transformando este espacio en un ambiente alfabetizador. .

    Por tanto, el presente artículo tiene como objetivo general relacionar el proceso de lectoescritura y lectoescritura con posibles acciones pedagógicas a realizar en los primeros años de la Enseñanza Fundamental. Como objetivos específicos tenemos: describir el proceso de adquisición de la escritura según la teoría de la psicogénesis de la escritura desarrollada por las investigadoras Emília Ferreiro y Ana Teberosky; comprender el propósito y la importancia de realizar el diagnóstico de alfabetización; reflexionar sobre la alfabetización y la alfabetización como procesos cognitivos y lingüísticos distintos pero interdependientes; conocer acciones pedagógicas y procesos de alfabetización y alfabetización. Para ello, se utilizó como metodología una investigación bibliográfica basada en materiales publicados, tales como: libros; revistas;

    artículos científicos, Referencial Curricular Amapaense (RCA), entre otras fuentes pertinentes al tema en cuestión. Los resultados de esta investigación fueron sustentados teóricamente por Barbosa (1991), Chartier (1996), Emília Ferreiro (1999), RCA (2019), Ribeiro (2006), Soares (2021), Teberosky (2003), entre otros, quienes demostraron que La práctica pedagógica significativa en el proceso de alfabetización es una práctica comprometida, reflexiva y mediadora del conocimiento, aunque compleja y llena de desafíos, por lo que es fundamental entender la alfabetización como un proceso multifacético inseparable de las prácticas alfabetizadoras.

    Palabras claves: diagnóstico, alfabetización, alfabetización, lectura, escritura, ambiente de alfabetización


Fundación Dialnet

Dialnet Plus

  • Más información sobre Dialnet Plus