Ayuda
Ir al contenido

Dialnet


Resumen de Evidências de validade da Escala de Estresse em Estudantes para universitários brasileiros

Paulo Roberto Taborda de Souza Filho, Sheila Gonçalves Câmara

  • español

    El estudio presenta el proceso de adaptación y las evidencias de validez de la Escala de Estrés en Estudiantes para la realidad brasileña. Participaron del estudio 585 universitarios de instituciones brasileñas. Se realizaron análisis factoriales, habiéndose obtenido un modelo de cuatro factores, con alfas satisfactorios (síntomas fisiológicos: α=.82, relación profesor-alumno: α=.80, incapacidad e inferioridad: α=.77 y ócio: α=.75), y adecuados índices de ajuste: x²=282.313 (p=.00); x²/df =1.73; TLI=.97; RMSEA=.05 (I.C.=.04-.06); CFI=.97. La escala presentó correlación positiva significativa (r = .60, p≤.01), así como buenos índices de sensibilidad (99.2%) y especificidad (89.6%) en relación a la Escala de estrés perce-bido. El instrumento contribuye a la ampliación de estudios sobre estrés en estudiantes universitarios

  • English

    This study shows the evidence of validity of the Student Stress Scale for Brazilians. It was administered to 585 Brazilian students. Factor Analyses demonstrated the existence of four factors, with high internal consistency indicators (physiological symptoms: α=.82, pro-fessor-student relationship: α=.80, inability and inferiority: α=.77 and leisure: α=.75) and good model fit indexes: x²=282.313 (p=.00); x²/gl=1.73; TLI=.97; RMSEA=.05 (I.C.=.04–.06); CFI=.97. Pearson Correlation analysis showed good correlation coefficients for the gold-standard criteria (Perceived Stress Scale; r=.60, p≤.01) and good indexes for sensibility (99.2%) and specificity (89.6%). Results indicate that the scale can contribute to new research on academic stress in university students.

  • français

    L’étude présente le processus d’adaptation et les preuves de validité de l’échelle de stress des élèves pour la réalité brésilienne. Un total de 585 étudiants universitaires d’institutions brésiliennes ont participé à l’étude. L’analyse factorielle a été réalisée en utilisant un modèle à quatre facteurs avec des alphas satisfaisants (symptômes physiologiques: α=.82, ratio enseig-nant-élève: α=.80, handicap et infériorité: α=.77 et loisirs : α=.75), et des indices d’ajustement adéquats: x²=282.313 (p=.00); x²/gl=1.73; TLI=.97; RMSEA =.05 (I.C.=.04-.06); CFI=.97. L’échelle avait une corrélation positive significative (r=.60, p≤.01), ainsi qu’une bonne sensi-bilité (99.2%) et une spécificité (89.6%) par rapport à l’échelle de stress perçu. L’instrument contribue à l’expansion des études sur le stress chez les étudiants universitaires

  • português

    O estudo apresenta o processo de adaptação e as evidências de validade da Escala de Estresse em Estudantes para a realidade brasileira. Participaram do estudo 585 universitários de instituições brasileiras. Realizaram-se análises fatoriais, tendo sido obtido um modelo de quatro fatores, com alfas satisfatórios (sintomas fisiológicos: α=.82, relação professor-aluno: α=.80, incapacidade e inferioridade: α=.77 e lazer: α=.75), e adequados índices de ajuste: x²=282.313 (p=.00); x²/gl=1.73; TLI=.97; RMSEA=.05 (I.C.=.04–.06); CFI =.97. A escala apresentou correlação positiva significativa (r=.60, p≤.01), assim como bons índices de sensi-bilidade (99.2%) e especificidade (89.6%) em relação à Escala de Estresse Percebido, utilizada como padrão-ouro. O instrumento contribui para a ampliação de estudos sobre estresse em estudantes universitários


Fundación Dialnet

Dialnet Plus

  • Más información sobre Dialnet Plus