Ayuda
Ir al contenido

Dialnet


Resumen de Novas perspectivas para o processo de alfabetização: reflexões a partir das contribuições recentes de Magda Soares e do Projeto Alfaletrar

Magna do Carmo Silva Cruz

  • Este artigo discute as novas perspectivas para o processo de alfabetização, tendo como base as contribuições de Magda Soares no livro Alfabetização: a questão dos métodos, publicado em 2016, e do Projeto Alfaletrar, o qual vem sendo desenvolvido na Rede Municipal de Lagoa Santa – Minas Gerais. O artigo demonstra que o Projeto Alfaletrar, efetivamente, desde seu início, tem se pautado nas evidências científicas revisadas e discutidas do livro citado e que se constitui um projeto de formação de rede, com resultados positivos no que se refere à aprendizagem dos alunos, bem como no desenvolvimento profissional das professoras envolvidas. Palavras-chave: Alfabetização. Formação de rede. Desenvolvimento profissional. Abstract New perspectives for the literacy process: reflections based on Magda Soares’s recent contributions and the Alfaletrar Project This paper discusses the new perspectives for the literacy process, based on Magda Soares’s contributions in the book Alfabetização: a questão dos métodos (Literacy: the issue of methods), published in 2016, and the Alfaletrar Project, which has been developed in the Municipal Network of Lagoa Santa - Minas Gerais, Brazil. The paper demonstrates that the Alfaletrar Project, effectively, from the beginning, has been based on the scientific evidence reviewed and discussed in the cited book and constitutes a network setting project, with positive results in terms of the learning of students, as well as in the professional development of the teachers involved. Keywords: Literacy. Network setting. Professional development. Resumen Nuevas perspectivas para el proceso de alfabetización: reflexiones a partir de las recientes contribuciones de Magda Soares y del Proyecto Alfaletrar Em este artículo se discuten las nuevas perspectivas para el proceso de alfabetización, teniendo como base las contribuciones de Magda Soares en el libro Alfabetización: la cuestión de los métodos, publicada en 2016, y del Proyecto Alfaletrar, el cual viene siendo desarrollado en la Red Municipal de Lagoa Santa – Minas Gerais. El artículo demuestra que el Proyecto Alfaletrar, efectivamente, desde su inicio, ha sido guiado por las evidencias científicas revisadas y discutidas, del libro citado; y que constituye un proyecto de formación de red, con resultados positivos en lo que se refiere al aprendizaje de los alumnos, así como en el desarrollo profesional de las profesoras involucradas. Palabras clave: Alfabetización. Formación de red. Desarrollo profesional. RésuméNouvelles perspectives pour le processus d’alphabétisation: réflexion à partir des contributions récentes de Magna Soares et du Projet AlfaletrarCet article aborde les nouvelles perspectives pour le processus d’alphabétisation, en se basant sur les contributions de Magda Soares dans de livre Alfabetização: a questão dos métodos (Alphabétisation: une question de méthodes), publié en 2016 et celles du Projet Alfaletrar, qui a été développé dans le Réseau Municipal de Lagoa Santa - Mina Gerais. Cet article montre que le projet Alfaletra, effectivement, depuis son début, se règle sur les preuves scientifiques examinées et discutées dans le livre cité et qu’il constitue un projet de formation de réseaux, avec des résultats positifs en ce qui concerne l’enseignement des élèves, ainsi que le développement professionnel des enseignantes impliquées. Mots-clés: Alphabétisation. Formation de réseau. Développement professionnel.


Fundación Dialnet

Dialnet Plus

  • Más información sobre Dialnet Plus