Brasil
Partindo da preocupação com o impacto da escola e da escrita nos grupos indígenas, abordarei neste trabalho a relação entre formas de expressão gráfica indígena e o xamanismo. A escrita alfabética não vem se impor sobre uma "tabula rasa" no que se refere a formas de expressão gráfica. Como veremos, os primeiros habitantes da América têm em suas culturas desenvolvido, desde tempos imemoriais, formas de expressão como o desenho e apictografia. Estes, no entanto, não podem ser vistos fora do contexto cultural mais amplo. Neste sentido, é muito importante conhecermos a relação entre eles e o aparato cognitivo xamânico, sobre o qual se baseia a "absorção" da escrita alfabética nas sociedades indígenas.
© 2001-2026 Fundación Dialnet · Todos los derechos reservados