Ayuda
Ir al contenido

Dialnet


Resumen de Música e som em três documentários brasileiros curta-metragem de 1959: nacionalismos, tradição, modernismos e identidade brasileira

Luíza Alvim

  • español

    Analizamos características sonoras comunes a três cortometrajes documentales brasileños de 1959 (O mestre de Apipucos y O poeta do Castelo, de Joaquim Pedro de Andrade, y Arraial do Cabo, de Paulo Cezar Saraceni y Mário Carneiro): el uso de música preexistente a lo largo de toda o casi toda la película, en especial, piezas de Villa-Lobos y Bach, voz over y poco o ningún ruido. Después de cartografiar cada fragmento de música, consideramos las evocaciones de nacionalismos, modernismos, tradición e identidad brasileña proporcionadas tanto por la asociación de los sonidos con las imágenes como por aspectos de la propia música.

  • English

    Here I analyse sound aspects common to three Brazilian short documentaries of 1959 (O mestre de Apipucos and O poeta do Castelo, by Joaquim Pedro de Andrade, and Arraial do Cabo, by Paulo Cezar Saraceni and Mário Carneiro): the use of preexistent music through all or almost all the duration of the film, specially, with pieces by Villa-Lobos and Bach, voiceover and few or no sounds. After mapping each musical extract, we consider the evocations of nationalisms, modernisms, tradition and Brazilian identity proportioned by the association of sound and image, as well by aspects of the music piece itself.

  • français

    Nous analysons les caractéristiques sonores communes à trois court-mé- trages documentaires brésiliens de 1959 (O mestre de Apipucos et O poeta do Castelo,de Joaquim Pedro de Andrade, et Arraial do Cabo, de Paulo Cezar Saraceni et Mário Carneiro) : en l’occurence, l´utilisation de musique préexistante au long de tout ou presque tout le film, et, particulièrement, de pièces de Villa-Lobos et Bach, voice over et peu ou aucun bruit. Après une cartographie de chaque extrait de musique, nous considérons les évocations de nationalismes, de modernismes, de la tradition et de l´identité brésilienne en correspondance avec l´association du son et de l´image, ainsi qu’avec les aspects de la musique elle-même.

  • português

    Analisamos características sonoras comuns a três documentários curtasmetragens brasileiros de 1959 (O mestre de Apipucos e O poeta do Castelo, de Joaquim Pedro de Andrade e Arraial do Cabo, de Paulo Cezar Saraceni e Mário Carneiro):

    O uso de música preexistente ao longo de todo ou quase todo o filme, em especial, peças de Villa-Lobos e Bach, voz over e pouco ou nenhum ruído. Após mapeamento de cada trecho de música, consideramos evocações de nacionalismos, modernismos, tradição e identidade brasileira trazidas tanto pelas associações dos sons com as imagens quanto por aspectos da música em si


Fundación Dialnet

Dialnet Plus

  • Más información sobre Dialnet Plus