Fernando Andacht, Débora Regina Opolski
Este artículo analiza dos escenas del documental O fim e o principio (2005), de Eduardo Coutinho, para estudiar el aspecto performativo del material sonoro del habla mediante el modelo semiótico triádico y poniendo el acento en sus elementos icónico-indiciales. En el relato, la palabra retrata a cada individuo como una persona única gracias a la expresividad que transmiten esos aspectos sonoros únicos.
No artigo serão analisadas duas cenas do documentário O fim e o princípio (2005), de Eduardo Coutinho, com o objetivo de estudar o aspecto performativo do material sonoro da fala, com o modelo semiótico triádico, colocando a ênfase nos aspectos icônicos-indiciais. Na narrativa, a fala estabelece cada indivíduo como pessoa singular através da expressividade que os aspectos sonoros únicos transmitem
This article analyses two scenes of Eduardo Coutinho’s documentary O fim e o princípio (2005) to study the performative aspect of the sound component of speech, through the triadic semiotic model, with a focus on its iconic-indexical components. In the narrative, the speech depicts each individual as a unique person through the expressiveness that these distinctive sound aspects convey
Cet article analyse deux scènes du documentaire O fim e o princípio (2005) d’Eduardo Coutinho pour y étudier l’aspect performatif de la composante sonore de la parole, avec le modèle sémiotique triadique, en mettant l’accent sur ses éléments iconique-indiciels. Dans le récit, la parole dépeint chaque individu comme une personne unique grâce à l’expressivité que ces aspects sonores distinctifs transmettent
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