Ayuda
Ir al contenido

Dialnet


Estudos em políticas curriculares: um exame dos problemas e das abordagens epistemológicas das pesquisas (2010-2015)

    1. [1] Universidade Municipal de São Caetano do Sul

      Universidade Municipal de São Caetano do Sul

      Brasil

    2. [2] Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

      Brasil

  • Localización: Práxis Educativa, ISSN 1809-4031, Vol. 12, Nº. 3, 2017, págs. 788-807
  • Idioma: portugués
  • Enlaces
  • Resumen
    • Este texto examina os problemas e as abordagens epistemológicas de pesquisas em políticas curriculares em suas interfaces com a formação e o trabalho docente. Foram analisados 77 artigos publicados, entre 2010 e 2015, em periódicos nacionais classificados nos estratos A1 e A2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A metodologia combinou a análise temática de conteúdos com o esquema analítico do enfoque epistemológico das pesquisas em políticas educacionais (EEPE). Os resultados apontam não apenas para a necessidade de fortalecimento epistemológico das produções desse campo, mas também de um diálogo mais fecundo entre a base empírica das pesquisas e seus referenciais teóricos.    Palavras-chave: Políticas curriculares. Abordagens epistemológicas. Problemas de pesquisa. Abstract Curricular policy studies: a review of problems and epistemological approaches of research (2010-2015) This paper examines the problems and the epistemological approaches of researches on curricular policies in their interfaces with teacher education and teaching work. We analyzed 77 papers published, between 2010 and 2015, in Brazilian journals classified as A1 and A2 (top references) by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The methodology combined the thematic analysis of contents with the analytical scheme of the Epistemological Approach of Research in Education Policies (EEPE). The results point not only to the need for epistemological strengthening of production of this field, but also to a more fruitful dialogue between the empirical basis of research and its theoretical references. Keywords:  Curricular policies. Epistemological approaches. Research problems. Resumen Estudios de políticas curriculares: un examen de los problemas y de los planteamientos epistemológicos de la investigación (2010-2015) Este trabajo examina los problemas y los enfoques epistemológicos de las investigaciones sobre políticas curriculares en sus interfaces con la formación docente y el trabajo docente. Se analizaron 77 artículos publicados, entre 2010 y 2015, en revistas brasileñas clasificadas como A1 y A2 por la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES). La metodología combinó el análisis temático de contenidos con el esquema analítico del Enfoque Epistemológico de Investigación en Políticas Educativas (EEPE). Los resultados apuntan no sólo a la necesidad de un fortalecimiento epistemológico de la producción de este campo, sino también a un diálogo más fructífero entre la base empírica de la investigación y sus referencias teóricas. Palabras clave: Políticas curriculares. Enfoques epistemológicos. Problemas de investigación.


Fundación Dialnet

Dialnet Plus

  • Más información sobre Dialnet Plus

Opciones de compartir

Opciones de entorno