Ayuda
Ir al contenido

Dialnet


Resumen de História de uma instituição educacional para o deficiente visual: o Instituto de Cegos do Brasil Central de Uberaba (Minas Gerais, Brasil, 1942-1959) - History of an educational institution for the visually impaired: the Institute for the Blind of Central Brazil in Uberaba (Minas Gerais, Brazil, 1942-1959)

Wandelcy Leão Júnior, Giseli Cristina do Vale Gatti

  • Este artigo comunica os resultados de investigação sobre o Instituto de Cegos do Brasil Central - ICBC. O recorte temporal compreende o período de 1942, ano de fundação da instituição, até 1959, quando foi declarado de utilidade pública municipal. Partiu-se da contextualização da educação especial no Brasil, e em Minas Gerais, com o objetivo de compreender o processo de criação do Instituto. A pesquisa teve como referências teóricas Magalhães (2004) e Buffa e Nosella (2009). As evidências utilizadas foram buscadas no acervo histórico do próprio ICBC, bem como no acervo da Escola Alceu Novaes. Os resultados obtidos possibilitaram compreender como ocorreu o surgimento da instituição na cidade de Uberaba, o papel socioeducativo e importância que ela teve na inserção de deficientes visuais na escola regular entre 1942 e 1959.Palavras-chave: instituições escolares, educação especial, deficiente visual. HISTORY OF AN EDUCATIONAL INSTITUTION FOR THE VISUALLY IMPAIRED: THE INSTITUTE FOR THE BLIND OF CENTRAL BRAZIL IN UBERABA (MINAS GERAIS, BRAZIL, 1942-1959)AbstractThis paper communicate the results of research about The Institute for the Blind of Central Brazil - ICBC. The period is from 1942 (the foundation of the institution), to 1959 (when it was declared a municipal public services entity). This analysis is based on contextualization of Special Education in Brazil and in the state of Minas Gerais for the purpose of understanding the process of creating the Institute. Theoretical references for this research were Magalhães (2004) and Buffa and Nosella (2009). The evidence used was gathered from the historical collection of the ICBC itself, as well as the collection of the Alceu Novaes School. The results obtained enabled understanding of how the institution arose in the city of Uberaba, its socioeducational role, and the importance it had in integrating the visually impaired in regular schools from 1942 to 1959.Key-words: school institutions, special education, visually impaired. HISTORIA DE UNA INSTITUCIÓN EDUCACIONAL PARA EL DEFICIENTE CIEGO: EL INSTITUTO DE CIEGOS DE BRASIL CENTRAL DE UBERABA (MINAS GERAIS, BRASIL, 1492-1959)ResumenEn este trabajo se comunican los resultados de la investigación acerca del Instituto de Ciegos de Brasil Central - ICBC. El recorte temporal comprende el período de 1942 (fecha de su fundación), hasta 1959 (cuando fue declarado de utilidad pública municipal). Se partió de la contextualización de la Educación Especial en Brasil y en Minas Gerais, con el objetivo de comprender el proceso de creación del Instituto. La investigación tuvo como referencias teóricas Magalhães (2004) y Buffa e Nosella (2009). Las evidencias utilizadas fueron buscadas en el acervo histórico del propio ICBC y en el acervo de la Escuela Alceu Novaes. Los resultados posibilitaron comprender como sucedió el surgimiento de la institución en la ciudad de Uberaba, el papel socioeducativo e importancia que ella tuvo en la inserción de deficientes visuales en la escuela regular entre 1942 y 1959.Palabras claves: instituciones educativas, educación especial, con discapacidad visual. HISTOIRE D’UNE INSTITUTION D’ÉDUCATION POUR LES HANDICAPES  VISUELS: INSTITUTO DE CEGOS DO BRASIL CENTRAL DE UBERABA (MINAS GERAIS, BRASIL, 1942-1959)RésuméIl s’agit d’une recherche réalisée auprès d’une institution d’appui aux aveugles - Instituto de Cegos do Brasil Central - ICBC. L’étude est centrée dans la période comprise entre 1942 (sa fondation) et 1959 (quand l’institut est devenu municipal). Son point de départ s’inscrit dans le contexte de l’Éducation Spéciale  au Brésil  et à l’état de Minas Gerais. L’étude veut comprendre le processus de création de cet institut. La recherche a eu comme références théoriques Magalhães(2204) et Buffa e Nosella(2009). Les évidences utilisées ont eu leur source dans la documentation historique d’ ICBC aussi que dans celle de l’École Alceu Novaes.Les résultats obtenus ont permis comprendre comment l’institution a été créée dans la ville d’Uberaba, son rôle socio-éducatif et l’importance qu’elle a eu dans l’insertion des handicapés visuels dans l’école régulière entre 1942 et 1959.Mots-clé: institutions scolaires, éducation spéciale, handicapé visuel.  


Fundación Dialnet

Dialnet Plus

  • Más información sobre Dialnet Plus