Ayuda
Ir al contenido

Dialnet


Cartilhas e livros didáticos nas escolas pomeranas luteranas no sul do Rio Grande do Sul (1900-1940) - Spelling books and textbooks in pomeranian lutheran schools in Rio Grande do Sul (1900-1940)

  • Autores: Patrícia Weiduschadt, Elomar Tambara
  • Localización: História da Educação, ISSN-e 2236-3459, Vol. 20, Nº. 50, 2016, págs. 275-296
  • Idioma: portugués
  • Enlaces
  • Resumen
    • Neste artigo busca-se comparar cartilhas e livros didáticos utilizados em comunidades pomeranas na região meridional do Rio Grande do Sul orientadas pelas seguintes instituições luteranas: Sínodo de Missouri e Sínodo Riograndense. Para entender a demarcação do campo religioso e a instauração das disposições educativo-religiosas foi usado o conceito de campo e de habitus Pierre Bourdieu (2002; 1983). Cabe destacar que o Sínodo Riograndense apostou no uso das suas cartilhas em escolas étnicas fora do seu viés doutrinário, como, por exemplo, nas escolas católicas e nas independentes, a fim de fortalecer o movimento germanista e a formação geral, enquanto o Sínodo de Missouri procurou, pelas cartilhas, o incremento e fortalecimento da doutrina luterana e pouco envolvimento com questões de cunho ideológico. Palavras-chave: cartilhas, luteranismo, pomeranos.  SPELLING BOOKS AND TEXTBOOKS IN POMERANIAN LUTHERAN SCHOOLS IN RIO GRANDE DO SUL (1900-1940) Abstract This article aims to compare spelling books and textbooks used in Pomeranian communities in the southern region of Rio Grande do Sul, driven by the following Lutheran institutions: Missouri Synod, Synod of Rio Grande do Sul. As theoretical methodological scope, there has been used the field concept and habitus ruled by Pierre Bourdieu (2002; 1983). It is worth mentioning that the Synod of Rio Grande do Sul had tried using their textbooks in schools outside their ethnic doctrinal bias, such as Catholic and other independent schools, aiming to increase the German Faith Movement with emphasis on general education, while the Missouri Synod sought, through booklets, the increase and strengthening of Lutheran doctrine and little involvement with political issues of Germanity.Key-words: spelling books, lutheranism, pomeranians. CEBADORES Y LIBROS DE TEXTO EN LAS ESCUELAS POMERANAS LUTERANAS EN EL SUR DEL RIO GRANDE DO SUL (1900-1940)ResumenEl artículo trata de comparar los libros de texto y cebadores utilizados en las comunidades pomeranas en la región sur del Rio Grande do Sul, guiados por las siguientes instituciones luteranas: Sínodo de Missouri y el Sínodo Riograndense. Como marco teórico y metodológico, se utilizó el concepto de campo y habitus, basado en Pierre Bourdieu (2002; 1983). Cabe señalar que el Sínodo Riograndense respaldado el uso de sus cebadores en las escuelas étnicas fuera de su sesgo doctrinal, como por ejemplo, em el las escuelas católicas y independientes. Esta dirigida a fortalecer el movimiento germanista y la educación general, mientras que el Sínodo de Missouri buscó, a través de los cebadores, el aumento y fortalecimiento de la doctrina luterana y poco involucrado con cuestiones de sellos ideológicos.Palabras-clave: cebadores, luteranismo, pomeranos, doctrina, germanismo. LES MANUELS SCOLAIRES ET LES METHODES DIDACTIQUES DANS LES ECOLES POMERANIENNES-LUTHERIENNES DANS LE SUD DE L’ETAT DU RIO GRANDE DU SUD (1900-1940)RésuméCet article cherche à comparer des livrets d’école et des méthodes utilisés dans les communautés poméraniennes de la région méridionale de l’état du Rio Grande du Sud, Brésil, assistées par les institutions luthériennes suivantes: le Synode de Missouri et le Synode Riograndense. Sur le plan théorique et méthodologique, les concepts de champ et de habitus, basés sur Pierre Bourdieu (2002; 1983). Il faut mettre en évidence que,dans les écoles ethniques,le Synode Riograndense a investi dans l’utilisation des manuels scolaires sans compromis doctrinaire, comme exemple, au écoles catholiques et indépendantes, en vue de renforcerle mouvement germaniste et la formation générale. En revanche, le Synode de Missouri a envisagé, à l’aide des manuels scolaires, l’incrément et la consolidation de la doctrine luthériennemettant au deuxième plan les questions idéologiques.Mots-clé: manuels, luthéranisme, poméraniens, doctrine, germanisme.


Fundación Dialnet

Dialnet Plus

  • Más información sobre Dialnet Plus

Opciones de compartir

Opciones de entorno